História

História do Corretor de Imóveis e do CRECI-GO

O Primeiro Corretor

A profissão do Corretor de Imóveis no Brasil vem desde o tempo da colonização, onde as pessoas ganhavam a vida arrumando pousadas para os desbravadores deste país. Como se trata de uma atividade que visa o desenvolvimento, o progresso e a concretização dos ideais, pode-se afirmar, de maneira figurada, que Pero Vaz de Caminha deu início às atividades de corretagem. Ao escrever para Portugal descrevendo o Novo Mundo, atuou como um Corretor de imóveis. 

O Corretor e os classificados

Os anúncios de jornal, comprovando a comercialização de imóveis, surgiram a partir de 1821, junto com a introdução da imprensa no país. O Sentinela e O Tamoio, no Rio de Janeiro, foram os primeiros jornais publicados no Brasil, e neles já havia os anúncios de imóveis.

O jornal Diário do Rio de Janeiro, o periódico mais antigo nos arquivos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, publicado no dia 2 de junho de 1821, já continha um anúncio imobiliário Na edição seguinte (4/6/1821) constata-se a presença de um intermediário, Venâncio José Lisboa, que havia recebido “poderes” do dono do imóvel para vendê-lo.

Século XX: Surge a Profissão

A sociedade brasileira, no início do século XX, ainda era estratificada, a posição social era determinada pela propriedade fundiária, a maior parte da população vivia na zona rural. Ainda era inexpressiva a classe média ou de industriais, já que a economia brasileira era caracterizada como agroexportadora, principalmente de café. Surge a pequena burguesia, ligada ao funcionalismo público e às atividades especulativas financeiras. O desenvolvimento das cidades faz com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.

O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. Como não existiam cursos de formação relativos à area, a escola da vida acabou formando os primeiros profissionais, que passaram a viver exclusivamente da intermediação Imobiliária.

O Nascimento da Categoria

Na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas (Estado Novo) foram criadas as primeiras leis trabalhistas, que deram origem a uma nova forma de organização do trabalho, sendo institucionalizada a estrutura sindical brasileira.

O primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis a ser reconhecido como tal no Brasil foi o do Rio de Janeiro. No dia 7 de janeiro de 1937, o ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Commércio, em nome do presidente da República do Brasil, assinou a carta sindical, reconhecendo oficialmente o “Syndicato dos Corretores de Immóveis do Rio de Janeiro” como “syndicato profissional de trabalhadores por conta própria”, por despacho de 29 de outubro de 1936, no Processo n.º 22.431/1936, nos termos da legislação em vigor.

A história da Profissão em Goiás

Em 1948 foi fundado o Sindicato de Corretores de Imóveis de Goiás. Após os mandatos de Moisés Perotto, Antônio Jorge Azzi e Leon Borba, Elias Bufaiçal assumiu a presidência, em 1957. De imediato, nomeou uma comissão para a participação ativa na I Convenção Nacional de Corretores de Imóveis do Brasil, realizada nos dias 5 e 6 de setembro do mesmo ano, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Integraram a comissão José Pereira de Andrade, para redigir a tese sobre assistência do Corretor nas transações imobiliárias; Antônio Jorge Azzi, para elaborar a proposição de venda dos lotes de Brasília por intermédio dos Corretores de Imóveis sindicalizados no Brasil; e Hermano Vieira da Silva, Cleomar Rizzo Esselin, Divino J. Oliveira e Orlando Moraes Lobo para elaborar um estudo sobre auto-suficiência financeira na construção e transferência da capital da República, mediante vendas credenciadas nos lotes do Distrito Federal, bem como redigirem a projeto de Regulamentação Profissional do Corretor de Imóveis.

Todos os trabalhos foram levados à I Convenção e mereceram acolhida. A proposição sobre a venda de lotes de Brasilla, visando o resguardo de agentes não qualificados e sujeitos a fraudes, bem como a Regulamentação Profissional do Corretor de Imóvels foram aprovadas pela lel nº 4.116, de 27 de agosto de 1962. Estes resultados se refletiram no II Congresso Nacional de Corretores de Imóveis do Brasil, em setembro de 1962, na capital paulista. Entre as delegações de quase todos os estados, compareceu Golás. Presidiu o conclave António Macuco Alves, do sindicato anfitrião.

Na ocasião, foi fundado o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 5ª Região – Goiás. A primeira diretoria, assim como a do sindicato, foi composta por Moisés Perotto (presidente), Antônio Jorge Azzi (secretário), Antônio Lisboa Machado (tesoureiro). Como suplentes: Ragy Ashcar, José de Castro e Sebastião Viana e no Conselho Fiscal Jorge Jungman, Joaquim de Faria Pereira e Fernando Costa. O Creci de Goiás abrangia além do Estado de origem, Amazonas, Pará, Maranhão e os territórios federais. Apenas em 1978, com a criação de regionals nesses Estados e territórios, é que a 5ª Região passou a atender exclusivamente o Estado de Goiás.

Elias Bufaiçal participou da fundação do Cofeci e da elaboração do seu regimento interno. Em 1993 foi agraciado com a comenda Colibri de Ouro. Outro personagem de destaque é José Arantes Costa, que por mais de 20 anos dedicou-se a categoria, trazendo um grande progresso à Regional. Costa foi ainda diretor-secretário do Cofeci, diretor para assuntos pedagógicos e também recebeu a comenda Colibri de Ouro.