Goiás na rota da fiscalização federal

 

Entre os dias 4 e 8 de abril, os fiscais do Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal (GEAF) do Cofeci percorreram os municípios goianos do Entorno do Distrito Federal, junto aos fiscais do Creci de Goiás, para fiscalizar o exercício ilegal da profissão entre outras irregularidades no mercado imobiliário.

O coordenador de fiscalização do Conselho, Cláudio Araújo, relata que ao constatarem a chegada dos fiscais, alguns contraventores ainda tentaram se esconder em armários e banheiros em Valparaíso, mas foi em vão. No total, a ação resultou em mais de 700 documentos lavrados, entre eles 348 autos de constatação, 173 exercício ilegal e irregular, 73 autos por facilitação do exercício ilegal, entre outros.

Para Cláudio Araújo, a iniciativa foi exitosa: “foi uma força tarefa que somou o direcionamento dos fiscais federais e o conhecimento dos agentes regionais. O padrão e a quantidade de fiscais do GEAF fazem toda a diferença”.

O diretor nacional de fiscalização do Cofeci, que coordena o GEAF, Claudemir Neves, ressalta que a fiscalização realizada em Goiás chegou a um número recorde de autuações  por exercício ilegal em comparação a todo o Brasil. “Foi surpreendente o número de autuações que fizemos em tão pouco tempo. Normalmente esse número é o que se consegue durante todo o ano”, disse.

O GEAF segue agora para mais 15 estados brasileiros, como Piauí, 15 estados , Santa Catarina, Pará, Amazonas, Alagoas, Mato Grosso do Sul, entre outros.

Sobre o GEAF

O Grupo foi criado 2006 pelo Cofeci e é formado pelos fiscais que mais se destacam em cada regional, conforme cada ano. Reunidos pela Diretoria Nacional de Fiscalização do Cofeci (Dinaf/Cofeci), o GEAF reforça a fiscalização realizada pelos Crecis em todo o país pelo menos uma vez ao ano.

Assessoria de comunicação do Creci de Goiás