Cuidado com os golpes de aluguel de temporada

O final de ano já está chegando e com ele as tão aguardadas férias. Goiás a cada ano atrai mais turistas por suas belezas naturais. Com o aumento no fluxo do turismo, também aumentam o número de ocorrência dos golpes do aluguel de temporada.

O Creci Goiás orienta os consumidores a tomarem medidas preventivas na hora de alugar um imóvel para as férias. “O interessado deve verificar a existência e as condições do imóvel em questão, pessoalmente, ou  caso a distância seja inviável, utilizar de ferramentas como o Google StreetView, entrar em contato com vizinhos e até mesmo solicitar fotos de todos os cômodo ao locador”, indica o coordenador jurídico do Conselho, Fernando de Pádua.

Nas pesquisas pela internet, o consumidor deve ser ainda mais criterioso: deve buscar por locadores conhecidos ou bem avaliados; desconfiar de ofertas com preços muito inferiores aos praticados no mercado; exigir contrato assinado e prestar atenção a todas as cláusulas (deve constar data e o período de locação, valor do aluguel, endereço correto do imóvel); e cuidado com o pagamento antecipado.

“É comum no aluguel de temporada a exigência de parte do pagamento antecipado para a reserva, mas o locatário deve observar se a conta do depósito está no nome do locador. Geralmente nos golpes, o pedido de depósito é para conta em nome de ‘laranjas'”, ressalta o coordenador jurídico.

Contratar um corretor de imóveis ou imobiliária na hora de alugar um imóvel é o melhor jeito de prevenir de golpes. É o que recomenda o presidente do Creci, Eduardo Britto. “Além de proporcionar maior segurança, o profissional ainda pode sugerir o melhor local para aluguel, devido a seu conhecimento do mercado e da cidade”.

Comunicação do Creci de Goiás