CRECI-GO adere à Campanha Setembro Verde

No Brasil, 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, e mais de 2,5 milhões de pessoas têm deficiência intelectual e múltipla, segundo dados do IBGE. Números que demonstram a importância da Campanha Setembro Verde. O Creci de Goiás adere à iniciativa com o objetivo de dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído por movimentos sociais em 21 de setembro de 1982, mas a data só foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133 em 14 de Julho de 2005.

Em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Segundo a Lei, são consideradas pessoas com deficiência todas aquelas que tenham alguma restrição de longo prazo, seja de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão, seja por preconceito, discriminação ou estigma, mesmo com os avanços da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e no Brasil, com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

É importante garantir a acessibilidade e a inclusão social para dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades, seja nas escolas, na política, na mídia, mas principalmente no mercado de trabalho.

De acordo com dados do IBGE, dos 23,9% brasileiros com deficiência, 27 milhões têm idade para atuar formalmente no mercado de trabalho. Mesmo com as prerrogativas da Lei de Cotas (Lei 8213/91) e  do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15), segundo o Ministério do Trabalho, menos de 1% das vagas formais de emprego do país são ocupadas pelos pcds.

O Conselho concede visibilidade à causa com publicações nas redes sociais sobre o tema durante todo o mês de setembro, e em alusão à data, terá a sede iluminada com luzes verdes.

Comunicação do Creci de Goiás