Novos no mercado imobiliário

A responsabilidade profissional e a busca pelo conhecimento foram as tônicas da Solenidade de Entrega de Carteiras realizada em Goiânia na última segunda-feira, 15. Ao dar boas vindas aos profissionais, o presidente Oscar Hugo ressaltou o artigo 723 do novo Código Civil que salienta a responsabilidade civil do corretor de imóveis de prestar todas as informações possíveis a respeito da negociação, sob pena de responder por perdas e danos. “A partir de agora vocês são responsáveis pelos seus atos, passam a ter fé publica, por isso precisam estar conscientes de seus direitos e obrigações”, disse.

Para tanto, o presidente reforçou a necessidade do corretor de imóveis conhecer todas as normas que regem a sua profissão além das leis federais, estaduais e municipais referentes ao mercado imobiliário, como o Plano Diretor.

O padrinho da turma de novos profissionais, o vereador Carlos Soares, complementou a fala de Oscar Hugo ao dizer que além das leis é preciso estar atento a suas atualizações, como por exemplo, da nova lei de parcelamento de solo que está para aprovação na Câmara Municipal. “A legislação influencia muito no preço dos imóveis. Aquele que quiser ganhar mais dinheiro, entender mais, tem que estar muito mais atualizado”, comenta.

Carlos Soares ainda fez um convite aos profissionais, para que sejam atuantes perante os órgãos municipais, participem da elaboração das leis, por meio do Conselho: “é importante a participação de vocês para que tenham mais conhecimento e para que nós, parlamentares, possamos ser mais assertivos nas definições do planejamento da cidade”.

O corretor de imóveis José Arantes de Campos foi um dos profissionais que recebeu a carteira na Solenidade e falou em nome da turma como orador. O entusiasmo pelo meio rural o fez buscar, após 34 anos de trabalho como técnico agrícola, a formação para atuar no mercado imobiliário rural. Nos planos do novo profissional está a busca constante por conhecimento: “pretendo fazer o curso superior, aprofundar mais e participar de cursos fora da universidade. Espero também utilizar a internet, uma ferramenta hoje muito importante”.

Assessoria de comunicação do Creci de Goiás