Imóvel é uma das melhores opções de investimento durante pandemia

A pandemia de Covid-19 (novo coronavírus) resultou em consequências que transcederam a saúde pública, chegando a todos os setores, afetando principalmente a economia brasileira. Diante das incertezas, poucas opções de investimento se apresentam de forma atrativa como o mercado imobiliário.

Por se tratar de um patrimônio sólido, que se valoriza ao longo dos anos, com potencial de fonte de renda, o imóvel é um dos ativos que fornece maior segurança em tempos de crise.

Em comparação com os investimentos mais usuais como a poupança, a renda fixa ou o mercado de ações, cujo rendimentos reduziram consideravelmente, o mercado imobiliário tem passado pela crise econômica de forma mais branda.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os imóveis apresentaram uma valorização média de 9,4% nos últimos dez anos, percentual 44% superior aos rendimentos da poupança. Outros fatores também estimulam o investimento no mercado imobiliário.

Com a redução da taxa Selic para 3%, chegando ao menor patamar da história, os juros de financiamento imobiliário estão sendo reduzidos. Perspectiva que tende a melhorar já que segundo especialistas é esperado que até o final de 2020, a taxa Selic chegue a 2,5%. Soma-se a isso o fato da postergação das parcelas de financiamento pelas principais instituições bancárias devido a pandemia.

 

O cenário estimulou a concorrência entre os bancos e a portabilidade do crédito imobiliário, o que incentiva, quem já estava pesquisando, de adquirir imóvel, seja para moradia, seja para renda. A rentabilidade do imóvel se apresenta na valorização ao longo dos anos ou, no caso do aluguel,  em renda mensal em média de 0,6% do valor do imóvel.

Apesar das incertezas trazidas pela pandemia, todos os dados indicam que o imóvel continua a ser uma das melhores opções de investimento. Diante das expectativas, os profissionais do mercado imobiliário devem se capacitar para realizarem negócios imobiliários de forma remota, levando sempre a melhor orientação ao cliente, levando em conta as necessidades e a capacidade pagadora dos mesmos.

Comunicação do Creci de Goiás