CRECI-GO alerta sobre golpe

Entre os crimes cibernéticos mais comuns atualmente está o phishing, que consiste na ação fraudulenta de adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa, sejam senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito, entre outros. Foi detectado recentemente pelo Creci de Goiás aplicação de golpe para clonagem da conta whatsapp, que tem sido recorrente no mercado imobiliário.

O criminoso se faz passar por atendente do Conselho e informa dados básicos, como nome e número de registro no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis do Cofeci,  para confirmação do corretor de imóveis via whatsapp. Após a verificação dos dados, informa que está sendo realizada atualização cadastral e solicita que o profissional informe o código PIN que aparece em seu aparelho por meio de sms enviado pelo criminoso. A partir do recebimento do código pelo hacker, é possível fazer a clonagem do whatsapp do corretor de imóveis para aplicação de golpes.

O fraudador passa então a monitorar as conversas da vítima, a se passar pelo profissional para pedir dinheiro a parentes e amigos ou até mesmo chantageá-lo com informações privadas disponibilizadas por meio da clonagem.

O Creci de Goiás alerta que não solicita senhas ou código PIN pelo whatsapp. Caso o corretor de imóveis receba alguma mensagem suspeita deve entrar em contato imediatamente com o Conselho pelos canais oficiais:  (62) 3236-7350/ 99643-1994 (whatsapp).

Comunicação do Creci de Goiás