Corretores de imóveis são homenageados

No dia 27 de agosto foi comemorado 58 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis. Em homenagem à data e à categoria, foi realizado pela Câmara Municipal de Goiânia, em parceria com o Creci de Goiás, Sindimóveis e Secovi Goiás, Sessão Virtual em condecoração aos profissionais.

A data faz parte do calendário cívico-cultural da Casa de Leis desde 2001, por meio de propositura de lei do vereador Anselmo Pereira. Personalidades e empresas que contribuíram com o desenvolvimento da profissão no último ano foram condecoradas com Diploma de Honra ao Mérito.

“Mais um ano de comemoração, apesar do Covid-19, essa Casa de Leis vive momento especial de muita alegria ao comemorar o nosso dia”, ressaltou o vereador Anselmo Pereira, que também é corretor de imóveis, ao dar as boas vindas aos participantes do evento online.

O vereador ressaltou a importância dos corretores de imóveis em garantir a segurança e a legalidade dos negócios imobiliários: “são profissionais que têm a missão de oferecer suporte ao cliente, desde o início, até a conclusão da transação imobiliária”.

O presidente do Creci de Goiás, Eduardo Britto, esclareceu sobre a origem do Dia do Corretor de Imóveis, data em que se comemora a regulamentação da profissão pela Lei nº 4.116, do dia 27 de agosto de 1962, que foi revogada e substituída pela Lei nº 6.530/78.

“Em 1962, foi criada a primeira lei que regulamentou a profissão de corretor de imóveis que foi revogada por não exigir qualificação para atuação profissional. Até 1978 teve muito empenho por parte entidades representativas para criação de nova lei, que enfim instituiu a formação necessária e disciplinou a atuação dos Conselhos Profissionais”

Eduardo Britto enfatizou o desenvolvimento pelo qual o mercado imobiliário e a atividade de corretor de imóveis passou até o momento atual: “a própria qualificação do corretor de imóveis, passando pelo curso técnico, superior, chegando ao mestrado e até o doutorado, que estamos buscando. Se outrora o profissional era apenas um mero aproximador das partes, hoje o corretor de imóveis é um especialista, fundamental nos negócios imobiliários”.

O evento ainda contou com os pronunciamentos do presidente do Sindimóveis Goiás, Geraldo Dias, e do corretor de imóveis, Marco Antônio de Oliveira, que discursou em nome dos homenageados.

Comenda Elias Bufaiçal

Pelo primeiro ano, personalidades que contribuíram com o crescimento e evolução das cidades, receberam a Comenda Elias Bufaiçal, instituída por meio da Resolução n°003/2020, da Câmara Municipal de Goiânia.

Na oportunidade, foram homenageados: o corretor de imóveis e ex-presidente do Creci de Goiás, Oscar Hugo Monteiro Guimarães (no ato representado por seu esposa, a também corretora de imóveis, Margot Guimarães) e o presidente da Fecomércio, o corretor de imóveis, Marcelo Baiocchi Carneiro.

Comunicação do Creci de Goiás